NOTÍCIA


Crédito: Redoxoma/USP

Divulgação

VOCÊ - TENDÊNCIAS

Startup desenvolve irradiadores UVC para descontaminação de ambientes


ESTADO DE SP - A startup BioLambda, com experiência no uso terapêutico e germicida da luz, desenvolveu uma linha de equipamentos que emitem radiação ultravioleta C (UVC) para descontaminação de máscaras, objetos, superfícies e ambientes, que contribuem para redução dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). A empresa é apoiada pelo Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Desenvolvido exclusivamente para descontaminação de máscaras de proteção N95 ou de tecido, o UVMasks possibilita a desinfecção de quatro máscaras em um período de cinco minutos. A BioLambda também disponibiliza a versão manual do equipamento, denominado UVSurface, para a descontaminação de objetos como telefones, teclados, dinheiro, maçanetas, correspondências, compras de supermercado etc. “O tempo de exposição necessário para inativar mais de 99% dos vírus é de cerca de um segundo”, explica Caetano Sabino, fundador da BioLambda, à Agência Fapesp.

Metodologia

Para desinfectar ambientes, a empresa criou o UVair, constituído por uma câmara de inox refletivo polido, com três lâmpadas dentro e um exaustor: o ar é sugado, passa por um filtro, entra na câmara com uma intensidade UV altíssima e sai pela lateral por baixo, já descontaminado, descreve Sabino.

“De modo a garantir a eficácia microbicida dos equipamentos, utilizamos dois parâmetros principais: a potência óptica pela área que está sendo incidida, ou seja, a irradiância; e o tempo de exposição com essa irradiância, que é a dose de UV. Usamos UVC de 253,7 nm (nanômetros). É o pico de emissão de UVC que garante a maior eficácia microbicida, seja para bactérias e parasitas, seja para vírus de DNA e de RNA, como o SARS-CoV-2”, acrescenta Sabino.

O efeito microbicida ocorre porque as bases constituintes do DNA e do RNA absorvem luz na faixa UVC. Esse efeito produz uma reação de fotoadição com moléculas próximas, gerando fotoprodutos que distorcem a estrutura do DNA ou do RNA e inibem as funções desse material genético.

“As lâmpadas dos equipamentos desenvolvidos pela BioLambda têm espectro de emissão no máximo de absorção do material genético, e é isso que faz com que a eficiência seja tão alta”, ressalta à Agência Fapesp Maurício Baptista, do Laboratório de Processos Fotoinduzidos e Interfaces, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fapesp, que mantém parceria tecnológica com a BioLambda.

A BioLambda, o CEPID Redoxoma e o Hospital de Ensino Padre Anchieta, em São Bernardo do Campo, desenvolveram, com apoio do Pipe-Fapesp, um equipamento inteligente para aplicação de fototerapia no tratamento de infecções localizadas, inclusive para tratamento do pé diabético. A startup também produz equipamentos para irradiação tanto de células in vitro quanto de modelos animais e para estudos clínicos.

Redirecionamento

A empresa fornece equipamentos para indústrias e empresas e aguarda a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atender a hospitais e clínicas.

“Antes da COVID-19, estávamos desenvolvendo tecnologia de UVC germicida para aplicação industrial, em parceria com a Colgate Palmolive. Trata-se de um fotopasteurizador para descontaminação de líquidos, tanto para água quanto insumos. Com a BRF, uma das maiores exportadoras de frangos do mundo, estamos dando os primeiros passos para implementar um sistema para descontaminar a superfície das esteiras da linha de produção”, conta Sabino.

“Quando começou a pandemia, resolvemos entrar de cabeça e desenvolvemos essas três linhas de equipamento em um mês”, revela o pesquisador.

(Fonte: Notícia pública do Estado de São Paulo)


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Captar
Mais
Obras

PUBLICAÇÃO DE 15 DE JUNHO DE 2020


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  você, tendências, gov. sp, estado de sp, sp, brasil, variedades, descontaminador, startup biolambda, descontaminação de máscaras


Pesquisar na CNC e na ConVisão

Seguir a CNC nas redes sociais

        

  © ConVisão | Desde 1991