NOTÍCIA


Crédito: Governo do Estado de São Paulo

Ilustração

EM FOCO - ACONTECE

Acordos bilaterais e investimentos trazem delegação britânica a SP


SÃO PAULO - O Secretário de Relações Internacionais, Julio Serson, e o presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Filipe Sabará, receberam representantes do Reino Unido em audiência no Palácio dos Bandeirantes. Participaram do encontro, Lord Peter Lilley, ex-ministro da Indústria e Comércio e atualmente membro do Parlamento Europeu, e Jhonathan de Lesley, presidente do Institute for Free Trade (Instituto de Livre Comércio). Gabriel Kanner, presidente do Instituto Brasil 200 – movimento de empresários brasileiros – acompanhou a comitiva inglesa.

Durante a reunião, realizada na sexta-feira foram discutidas possibilidades de investimento e de acordos bilaterais entre as regiões especialmente após a saída do Reino Unido da União Europeia.

Para Peter Lilley, São Paulo e Reino Unido estão em um “momento único”. “O Brasil com um governo pró-mercado e que vê o livre-comércio com bons olhos”, afirmou.
De acordo com Kanner, os britânicos querem trabalhar um intercâmbio entre agentes do mercado financeiro ingleses e brasileiros para que os profissionais possam trabalhar sem restrições nos dois países.

A vinda da delegação ocorreu às vésperas da viagem do Governador João Doria ao Reino Unido. De 6 a 12 de julho, acompanhado pelo Secretário Serson, Doria vai a Londres apresentar o Plano de Desestatização do governo de São Paulo, além de conhecer boas práticas em ações ligadas a saúde e segurança pública.

“Apesar da forte crise que atravessa o país, o Brasil é o quarto maior destino de investimento estrangeiro direto, de acordo com o relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) de junho do ano passado”, afirmou Serson. “Queremos mostrar todo o potencial de São Paulo para atração de recursos do Reino Unido, um forte parceiro”, disse o Secretário.

Ao final do encontro, o Secretário disponibilizou a equipe técnica da Secretaria de Relações Internacionais para contribuir com ações que fortaleça a relação entre as regiões.
Pela delegação paulista, além do Secretário Serson e de Filipe Sabará, participam do encontro o Embaixador Affonso Massot, assessor para Assuntos Diplomáticos, o diretor-executivo do Fundo Social José Castro, e os assessores da Cooperação Internacional da Secretaria de Relações Internacionais, Andrey Brito e Alexandre Groszmann.

Acordos São Paulo e Reino Unido
São Paulo e Inglaterra têm assinados, desde 2008, 11 acordos de cooperação em setores diversos como educação, meio ambiente, comércio e investimentos, administração penitenciária, cultura, entre outros.

O último documento, de 2017, foi assinado entre o Department for International Trade (Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido) e a Investe São Paulo, agência de investimentos paulista ligada a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico.

Fundos
O Estado de São Paulo foi contemplado três vezes pelo Prosperity Fund, fundo de cooperação do governo britânico, e faz parte das ações da iniciativa inglesa do Newton Fund, que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros por meio de pesquisa, ciência e tecnologia.
Pelo Prosperity Fund, o estado paulista trabalhou pautas nas áreas de saúde (Open Innovation in Health), parcerias público-privadas (SP Infra), transparência e combate a fraudes e corrupção.

Em 2015, uma parceria entre Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e British Council, e apoio do Newton Fund, reuniu jovens cientistas em início de carreira para participar do workshop “Novas abordagens para monitorar e gerenciar a transmissão de doenças transmitidas pela água no Brasil e Reino Unido”. O objetivo do encontro foi fomentar projetos de pesquisas, proporcionar integração e estimular parcerias entre os participantes.

(Fonte: Notícia pública da Agência Investe SP)


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Captar
Mais
Obras

PUBLICAÇÃO DE 21 DE JUNHO DE 2019


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  em foco, acontece, gov. sp, são paulo, sp, brasil, gestão, investe sp, delegação britânica


Pesquisar na CNC e na ConVisão

Seguir a CNC nas redes sociais

        

  © ConVisão | Desde 1991