NOTÍCIA


Crédito: Divulgação

Casa de Câmara e Cadeia

VITRINE - ARQUITETURA

Concrejato restaura Casa de Câmara e Cadeia de Florianópolis


RIO DE JANEIRO - Acaba de ser concluída a obra de restauração de uma das edificações mais antigas do Centro de Florianópolis. A Concrejato Engenharia - líder no mercado de recuperação de estruturas e pioneira na combinação de serviços de retrofit e de restauro do patrimônio histórico e arquitetônico - foi a responsável pela recuperação do equipamento. Construída há cerca de 240 anos, a antiga Casa de Câmara e Cadeia passou por um trabalho minucioso de modernização e foi adequada para sediar o futuro Museu da Cidade.

A renovação, no valor de R$ 7,5 milhões, compreendeu restauração da cobertura, dos revestimentos de paredes internas e externas, ornamentos, esquadrias, forros e pisos; novas instalações hidráulicas e elétricas; instalação de elementos de acessibilidade; e construção de uma unidade de extensão e apoio, anexa ao casarão, com elevador. O projeto também contou com a instalação de um sistema de ar condicionado VRF ecologicamente correto, de câmeras de segurança patrimonial e ainda de um sistema preventivo contra incêndio.

A diretora de Operações da Concrejato, Maria Aparecida Soukef, explica que o casarão permaneceu fechado por quase uma década e a integridade das estruturas estava comprometida, com parte da cobertura destruída, além de infiltrações e umidade. “Todo o telhado foi reconstruído com a avaliação de cada peça sendo reaproveitada ao máximo e substituindo as comprometidas. Nas fundações para criação do anexo novo, fizemos um trabalho menos invasivo para preservar os remanescentes arqueológicos”, conta a diretora.

Paralelamente à obra, se deu continuidade às pesquisas arqueológicas. “Encontramos pinturas decorativas nas paredes e duas bocas de canhões no local onde foi construído o anexo. Como o imóvel foi concebido em um local aterrado, nas escavações localizamos também embasamentos e alvenarias de outra construção antiga. Tudo foi devidamente registrado, cadastrado e resgatado para preservar a memória do local”, diz Soukef.


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Captar
Mais
Obras

PUBLICAÇÃO DE 14 DE SETEMBRO DE 2018


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  vitrine, arquitetura, concrejato, rio de janeiro, rj, brasil, variedades


Pesquisar na CNC e na ConVisão

Seguir a CNC nas redes sociais

        

  © ConVisão | Desde 1991