NOTÍCIA


Crédito: Quinta do Olivardo

Tradição da Quinta do Olivardo

VOCÊ - GASTRONOMIA

História e tradição atraem para o restaurante Quinta do Olivardo


SÃO ROQUE - Que tal enterrar as suas próprias garrafas de vinho entre videiras e seis meses depois voltar para desenterrar a bebida e conferir o resultado? Essa proposta faz parte da tradição portuguesa da Noite do Vinho dos Mortos, revivida pela Quinta do Olivardo, em São Roque, a 60 km de São Paulo. O local reúne restaurante, parrerais, adega, lanchonete, espaços de recreação e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras.

A Noite do Vinho dos mortos relembra acontecimentos de 1807, quando tropas francesas invadiram a região de Trás-os-Montes e Beira Alta, em Portugal. Para evitar os inevitáveis saques, as famílias que moravam por lá fugiram de suas casas, mas antes enterraram a produção de vinho nas adegas e entre as videiras. O enterro das garrafas acabou alterando o sabor da bebida para melhor, pois o solo manteve o vinho em temperatura e escuridão constantes.

Nos dias 18 de novembro de cada ano a Quinta do Olivardo revive o fato. A casa e o caminho percorrido até as videiras são iluminados com tochas e velas, para deixar o ambiente similar ao de 1807. Quem já possui garrafa enterrada pode desenterrar e degustar o seu vinho, e a Quinta do Olivardo separa uma parte das garrafas enterradas para os demais. A degustação é embalada por apresentação musical de fados e pratos típicos portugueses, como o Bacalhau a Lagareiro, as Espetadas Madeirenses, o Leitão à Bairrada e os Pastéis de Santa Clara.

A Quinta do Olivardo está aberta todos os dias do ano e programa frequentemente atrações especiais.

Quinta do Olivardo
Km 4 da Estrada do Vinho
São Roque, SP
Acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)
(11) 4711-1100 / 4711-1923
www.quintadoolivardo.com.br


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Captar
Mais
Obras

PUBLICAÇÃO DE 11 DE JANEIRO DE 2018


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  você, gastronomia, quinta do olivardo, são roque, sp, brasil, variedades


Pesquisar na CNC e na ConVisão

Seguir a CNC nas redes sociais

        

  © ConVisão | Desde 1991