Crédito: Technika 
Nova unidade de produção da linha Volare em São Mateus/ES EM FOCO - PERSPECTIVA Diretor da Technika revela as suas principais obras e vê mercado melhor BRASIL - Em entrevista exclusiva para a CNC, Marcelo Rodrigues de Lara, diretor da Technika Construções, destaca as suas principais obras e formas de gestão, e traz a sua visão e perspectiva do mercado.
CNC - Que obra de destaque a Technika executa atualmente?
Marcelo Rodrigues de Lara - Atualmente estamos executando, para a Placas do Brasil, o pacote de fundações para equipamentos da primeira fábrica de MDF do estado do Espírito Santo, implantada em área de 100 mil m² e com investimento estimado em mais de R$390 milhões.
CNC - A Technika entregou recentemente outra fábrica no Espírito Santo. Você pode falar um pouco mais sobre o projeto?
Marcelo Rodrigues de Lara - Recentemente entregamos para o Grupo Marcopolo sua nova unidade de produção da linha Volare em São Mateus/ES, uma obra com mais de 65 mil m² de edificações voltadas à produção e áreas de apoio, implantada em área de 840 mil m².
CNC – Quais são as contribuições de sua empresa para seus clientes? E quais os diferenciais de suas obras?
Marcelo Rodrigues de Lara - A Technika Construções atua em todo o território nacional proporcionando aos clientes desempenho de qualidade, prazo e custo atrelados. Por possuir equipamentos, tecnologia e experiência na fabricação de estruturas pré-moldadas no canteiro, atendendo todas as normas de desempenho e qualidade, flexibiliza ao cliente a utilização dessa concepção de construção como opção em seus projetos em locais onde a indústria de pré-moldados não atende ou atenderia com deficiência, minimizando assim custos e prazos.
CNC - E quais as contribuições da empresa para a sociedade?
Marcelo Rodrigues de Lara - Por empregar boa parte de mão-de-obra local, a Technika acaba desenvolvendo e qualificando esses trabalhadores através da aplicação de novas tecnologias, muitas vezes desconhecidas de determinada região.
CNC - Quais foram as realizações da empresa mais importantes dos últimos anos?
Marcelo Rodrigues de Lara - Podemos acrescentar às obras já citadas outras também, recentes, como a execução da nova planta industrial da Oxford Porcelanas em São Mateus/ES, ampliação da capacidade fabril da BRF em Tatuí/SP para produção de alimentos fatiados, implantação da fábrica de chocolates Neugebauer em Arroio do Meio/RS para o grupo Vonpar, além de outras obras para clientes como Saur e Ambev. Consideramos como uma grande virtude o fato não possuirmos ex-clientes, pois para grande maioria executamos mais de um empreendimento e com os demais temos as portas abertas pelo que apresentamos nos projetos que fomos parceiros.
CNC - Que pontos fortes ou importantes de gestão ou administração de obras a Technika têm para destacar?
Marcelo Rodrigues de Lara - Em nossos projetos focamos e aplicamos as melhores práticas de gerenciamento. Consideramos que o gerenciamento de um projeto deve ser algo vivo e integrado com todas as áreas da empresa e cliente. O planejamento não pode ser estático, é algo que precisa constantemente ser atualizado, e suas correções devidamente aplicadas. Desta forma conseguimos entregar a nossos clientes seus empreendimentos rigorosamente dentro das suas expectativas de prazo, qualidade e custo.
CNC - Como você ou a sua empresa vêem o mercado hoje e como enxergam o futuro da empresa e das obras no país?
Marcelo Rodrigues de Lara - Identificamos uma melhora no mercado a partir do terceiro trimestre de 2016, porém boa parte dos investimentos ainda aguarda uma melhora no cenário nacional e, principalmente, um horizonte com maior credibilidade, no qual se possua dados para embasar investimentos a longo prazo. Acreditamos que toda crise é passageira e que devemos aproveitar esse momento para aperfeiçoamento tanto de pessoas como de processos. Enxergamos o setor da construção civil ávido por aplicação cada vez maior de tecnologia, não no intuito de subtração de postos de trabalho, mas com foco na qualificação e valorização das pessoas envolvidas e consequente garantia da qualidade do produto final.
CNC - Você tem alguma proposta para melhoria do setor da construção?
Marcelo Rodrigues de Lara - Não acredito em nenhuma proposta mágica que resolva todos os problemas do setor. Porém, acredito que havendo uma simplificação dos tributos e uma reforma voltada para tal teríamos maior clareza e segurança para a operação e composição dos custos, sem margem de interpretação que por muitas vezes acabam gerando vantagens indevidas ou prejuízo em determinadas situações.
Crédito: Technika 
Marcelo Rodrigues de Lara - Diretor da Technika Construções
|